sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Trabalhos no Scratch

Construir um jogo de matemática no Scratch!!!!

A ferramenta scratch é muito apropriada para este tipo de trabalho!!!

Para iniciarmos a abordagem ao scratch (desconhecido por professora e alunos) fizemos uma primeira experiência numa aula de matemática, com a explicação geral de alguns comandos, passando de seguida para a experimentação de alguns passos com a ajuda de um Guião (previamente elaborado pela professora).

Os alunos pareceram não ter dificuldades em perceber o jogo. Pelo menos uma das alunas quase nem precisou do guião para se inteirar de alguns passos do scratch.

Os alunos experimentaram o guião dois a dois, enviando no final da aula o ficheiro para a professora.

Numa outra aula, os alunos definiram o tema e esboçaram o que poderia ser o seu jogo. Escreveram o seu esboço numa folha de papel, passaram-na a limpo em casa e enviaram-na à profª por email.

Na aula TIC deram seguimento a esse seu 1º esboço, tentando começar a desenvolver "passos" do jogo. Para isso, os alunos do mesmo grupo dividiram tarefas (partes de jogo) e colocaram-se dois a dois no pc: cada par especializa-se numa parte do jogo (cenários, construir sprites externos, etc.). Vão conversando entre eles e no final enviam os "bocados" de jogo à professora.

A professora mantém numa DropBox  todos os trabalhos enviados pelos alunos. Os alunos têm acesso ao link da dropbox pelo site do Moodle.

Exemplo de um início de jogo Scratch (grupo 2, tema: regras das potências)

Exemplo de um cenário construído pelo grupo 4 (tema: representação de números racionais na reta numérica)

Na próxima semana, os alunos vão continuar a desenvolver o seu trabalho inicial. Na fase seguinte irão observar vários protótipos de jogo para retirarem ideias e saberem como se faz este ou aquele passo.

Os alunos sentem-se muito motivados com o projeto!
O projeto está a revelar-se de fácil orientação :)

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